quinta-feira, 24 de julho de 2014

Alimentos Funcionais - Composto Bioativo: Fitoquímicos

Alimentos funcionais são os que contém em sua composição alguma substância biologicamente ativa que ao ser adicionada a uma dieta resulta em redução de riscos de doenças e manutenção da saúde. Atualmente são raras as publicações que não apresentem receitas ou o último lançamento "milagroso" para melhorar ou manter a saúde. Alguns desses milagres são feitos pelos compostos Fitoquímicos dos alimentos.

Os Fitoquímicos são substâncias encontradas em verduras e frutas que podem ser ingeridas diariamente em determinadas quantidades e mostram potencial para modificar o metabolismo humano de maneira favorável a prevenção de câncer e outras doenças degenerativas (American Dietetic Association, ADA6).
Alguns alimentos se destacam por conter maior quantidade dessas substâncias: frutas cítricas, repolho, gengibre, soja, alho, cebola, tomate, berinjela, brócolis, couve-flor, aveia, cebolinha, menta, orégano, pepino, salsa e açafrão (Caragay AB. Câncer: preventive foods and ingredients. Food Tech 1992;46:65-8).

A ingestão média de fitoquímicos é de aproximadamente 1g a 1/5g por dia em uma dieta que inclua frutas, verduras chá e vinho tinto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário